28 de abr. de 2014

Radiofrequência

A pele, barreira de proteção do nosso corpo com o meio externo, é formada por 3 camadas: a derme, epiderme e hipoderme. A derme é responsável pela firmeza da pele e é formada por fibroblastos (fibras de colágeno e de elastina). O colágeno garante a resistência e a estrutura de diversos tecidos e órgãos do corpo. Já a elastina é uma proteína fibrosa que confere elasticidade à pele. Com o envelhecimento há diminuição dessas fibras, surgindo rugas e flacidez.
            A Radiofrequência (RF) é uma técnica não invasiva, indolor e é utilizada no tratamento estético visando a melhora do aspecto da pele. Consiste na emissão de ondas de rádio que aquece a derme, gerando vasodilatação, aumentando o fluxo de nutrientes e oxigênio para os tecidos, eliminando toxinas, acelerando o metabolismo e queima de gorduras, além de estimular a produção de colágeno e elastina.


            A RF é indicada no tratamento de flacidez cutânea, rugas e linhas de expressão, sequelas de acne, fibroses pós-cirúrgicas, estrias, celulite e melhora do contorno corporal. Não é indicada quando o uso de calor pode ser prejudicial e em casos de câncer ou metástase, uso de marca-passo cardíaco, trombose venosa e em casos de infecção ou inflamação aguda. Evita-se também o uso da RF em gestantes, quando há perda de sensibilidade local e sobre próteses metálicas e de silicone.
            A Radiofrequência trabalha em temperaturas entre 38ºC e 40ºC para estimular a produção de fibroblastos. O tempo entre uma sessão e outra varia entre 15 e 20 dias. Os resultados podem ser observados já na primeira sessão, mas recomenda-se, no mínimo, 5 sessões no tratamento facial e de 8 a 10 sessões na região corporal para resultados a longo prazo.
Na VIE Clínica de Fisioterapia as sessões de radiofrequência podem ser combinadas com outros tratamentos, atendendo à necessidade de cada pessoa.  Entre em contato e marque sua avaliação. 51 3588.8830    vie@viefisioterapia.com.br

Texto por: Bruna S. Rossi
Revisão e edição: Leonardo Fratti Neves


REFERÊNCIAS

BEASLEY, Karen L.; WEISS, Robert A. Radiofrequency in Cosmetic Dermatology. Dermatologic clinics, v. 32, n. 1, p. 79-90, 2014.

NERY, Raíra Dornelles; DE SOUZA, Silvana Correa; PIAZZA, Fátima Cecilia Poleto. ESTUDO COMPARATIVO DA TÉCNICA DE RADIOFREQUÊNCIA EM DISFUNÇÕES ESTETICAS FACIAIS. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 2, n. 2, p. 120-138, 2013.

POSSAMAI, Camila Goulart. Radiofrequência em mulheres sobre o contorno do ângulo cérvico facial. 2013.