11 de jul. de 2012

Insuficiência Cardíaca

O coração é o órgão responsável pelo bombeamento do sangue para todo corpo. Esse bombeamento é realizado por meio de contrações, que são feitas com uma determinada pressão que seja suficiente para que o sangue possa percorrer todo o corpo, e assim transportar oxigênio e nutrientes necessários pelos tecidos e órgãos.

Insuficiência Cardíaca
O coração é um músculo formado por duas metades, a direita e a esquerda – cada metade é dividida entre átrio e ventrículo – quando alguma delas falhar ocorre insuficiência cardíaca (IC). Sendo assim, a IC caracteriza-se pela falha do coração em sua função de bombear o sangue em decorrência de qualquer condição que leve uma diminuição do bombeamento do sangue pelo coração.
Causas
Pode ser causada pela deficiência da contratibilidade ou distensão do músculo cardíaco, hipertensão (porque exige maior esforço do coração) diminuição do fluxo sanguíneo nos vasos do próprio coração (pode causar Infarto do Miocardio) ou da lesão das válvulas cardíacas, por pressão externa em torno ao coração, por deficiência da vitamina B ou qualquer anormalidade que torne a bomba cardíaca ineficiente.

Os sintomas
Dispnéia (dificuldade em respirar), retenção de líquidos, dor abdominal, fadiga (está relacionado à redução da circulação), tosse, palpitação, tonturas, edema pulmonar (líquido nos pulmões), e ainda por vezes pode causar confusão mental (pelo diminuição do fluxo sangüíneo no cérebro).

Tipos
Insuficiência Cardíaca Aguda (ICA)
Insuficiência Cardica Congestiva (ICC)

É um acontecimento súbito e catastrófico de grande risco e que ocorre devido à qualquer situação que torne o coração incapaz de uma ação eficaz. Geralmente está relacionada a um infarto do miocárdio, ou a uma arritmia severa do coração. Ex: hemorragia severa, traumatismo cerebral grave e o choque elétrico de alta voltagem.

Normalmente se desenvolve gradual, às vezes durante anos. Sendo uma condição crônica, gera a possibilidade de adaptações do coração o que pode permitir uma vida prolongada, às vezes com alguma limitação aos seus portadores, se tratada corretamente.

A IC também pode ser classificada de acordo com o ventrículo acometido:
Insuficiência Cardíaca Ventricular Esquerda (ICVE): Quando o lado esquerdo do coração falha que pode levar complicações como congestão vascular pulmonar e o edema pulmonar.
Insuficiência Cardíaca Ventricular Direita (ICVD): Quando o lado direito do coração não bombeia sangue suficiente para os pulmões, gerando acumulo de liquido nos tecidos, pode levar a um edema sistêmico (inchaço em todo o corpo).

Tratamento
Não há cura para a insuficiência cardíaca, mas ela pode ser controlada de forma muito eficaz por intermédio da atuação de uma equipe multidisciplinar. 
Os objetivos do tratamento são: diminuir os sintomas, controlar as suas causas, prevenir que piorem e prolongar a vida do paciente (com qualidade).
O tratamento inclui mudanças no estilo de vida, medicamentos, e cuidados especializados para pacientes em estágio avançados, tendo a necessidade do acompanhamento de diversos profissionais da saúde.
A fisioterapia pode e deve atuar em todas as fases da doença e na sua prevenção, tanto no âmbito hospitalar e/ou no ambulatorial. A reabilitação cardíaca tem sido indicada tanto na prevenção como na reabilitação cardíaca, por promover adaptações importantes para o funcionamento do sistema cardiovascular, diminuindo sintomas, riscos de gravo, controle de doenças coadjuvantes, prolongando da vida e melhora da qualidade de vida.





Criação: Kátia Rech
Revisão: Manoela Heinrichs

Nenhum comentário:

Postar um comentário