8 de mar. de 2012

Método Pilates: benefícios respiratórios

Introdução ao Método Pilates:

Joseph Pilates nasceu em 1880 na Alemanha e sempre apresentou problemas com sua fragilidade corporal. Determinado a melhorar sua condição física trabalhou incansavelmente com seu condicionamento muscular ao ponto de servir como modelo para desenhos anatômicos, aos 14 anos. Seguindo os passos de seu pai, foi um respeitado esportista, praticando e aprimorando-se em várias modalidades as quais relacionava todo o enfoque oriental de respiração com o seu futuro método. Sua forma de expirar tinha como objetivo reproduzir maior estabilidade da parte central do corpo, proporcionando movimentos mais livres e seguros dos apêndices corporais (membros inferiores e superiores.


Curiosidades em relação ao surgimento do método:

No inicio da primeira guerra mundial, as autoridades britânicas o confinaram nos campos de Lancaster, devido sua nacionalidade Alemã. Com isso, Joseph Pilates decidiu desenvolver ideias sobre saúde e condicionamento físico e as repassou para seus colegas de confinamento. Trabalhando como enfermeiro, experimentou utilizar as molas ligadas as camas hospitalares, de modo que os pacientes pudessem tonificar a musculatura antes mesmo de levantarem.
No período pós-guerra, Pilates volta à Alemanha e faz seu primeiro contato com o mundo da dança, conhecendo mentores que passaram a difundir algumas de suas técnicas de conscientização corporal. Em 1926 parte para Nova York e durante sua viajem conhece Clara, sua futura esposa. Ambos falavam e discutiam a respeito das necessidades do ser humano de manter um corpo saudável. Após isso, decidiram abrir um estúdio em NY que tinha por finalidade ensinar os conhecimentos e técnicas do seu programa de condicionamento físico.
O método tornou-se um sucesso, difundindo-se entre os dançarinos. Profissionais da dança renomados recomendavam a técnica para seus próprios alunos. Os mesmos, sempre propensos à lesão, descobriram que estes exercícios levavam a uma recuperação mais acelerada, levando em conta que os efeitos terapêuticos da reabilitação ainda não eram conhecidos nesta época.

Respiração:

A função muscular respiratória é essencial para a vida. Entretanto, ao contrário dos demais músculos esqueléticos, os músculos envolvidos na respiração realizam contrações sucessivas, aproximadamente 12 a 20 contrações por minuto, e estes, em condições fisiopatológicas podem desencadear alterações na função pulmonar. Para a função do musculo se manter integra, tem sido preconizada a prática regular de exercícios físicos, pois, assim como os demais músculos esqueléticos, os músculos respiratórios também respondem de forma positiva durante o treinamento físico. Dentre as diversas maneiras de estabelecer este condicionamento físico, encontra-se o Pilates que usa como principal resistência o auxilio de molas e o peso corporal, associado à gravidade, juntamente com movimentos respiratórios elaborados. A obstinação de Joseph pela forma adequada de respirar fez com que este ato se torna-se um dos diferencias da técnica. Segundo ele, o ato de respirar corretamente durante o exercício “filtra” o sangue, proporcionando um melhor funcionamento dos órgãos. Baseado nesse conceito foi desenvolvida uma mecânica respiratória eficiente, proveniente da Ioga mesclado com a maneira de respirar dos lutadores de artes marciais e a característica respiração dos bailarinos.


*Como procede à respiração:

Durante a inspiração, o diafragma se contrai, empurrando os órgãos inferiormente, fazendo com que os pulmões se encham devido a diferenças de pressão. Neste momento acontecem trocas gasosas a nível alveolar, ou seja, o sangue é oxigenado. Em um segundo momento ocorrerá o movimento desejado associado de uma expiração e contração da musculatura do transverso do abdome, estabilizando o quadril durante o movimento. O ato de “filtrar” o sangue, como mencionado acima, significa oxigená-lo, proporcionando um aporte de oxigênio adequado para a formação de energia, que será usada pelos tecidos musculares.
Devido este mecanismo, o método Pilates é considerado uma excelente técnica para aperfeiçoar o funcionamento da musculatura respiratória, assim como oxigenar adequadamente os tecidos alvos.


Criação do texto: Gregório Weinmann
Revisão: Manoela Heinrichs

Nenhum comentário:

Postar um comentário