9 de abr. de 2012

Técnicas fisioterapêuticas: Liberação miofascial

Fáscia:

É um tecido conjuntivo (tendinoso-eslástico) resistente que se distribui ao longo do corpo formando uma rede de comunicação entre as estruturas, da cabeça aos pés, sem qualquer interrupção. Suas funções são: sustentação mecânica, deslizamento e contração muscular. Algumas estimativas dizem que se todos os músculos fossem removidos, restando somente as fáscias, o corpo manteria sua forma. A fáscia atende a um objetivo importante que se resume em permitir que o corpo mantenha sua forma natural, permitindo com que os órgãos vitais estejam em uma posição adequada para um bom funcionamento.

As fáscias recobrem músculos, ossos, nervos, órgãos e vasos sanguíneos. Por esta razão, as alterações corporais provocadas por traumas, alterações posturais ou inflamações podem encurtar a fáscia provocando pressões anormais em todos os componentes acima citados.


Liberação miofascial:

O que é:

É uma abordagem manual aplicada na superfície corporal para tratamento do sistema facial. A liberação miofascial devolve a flexibilidade e elasticidade da fáscia, tendo, portanto, grande capacidade de alterar a amplitude de movimento corporal e dissolver as restrições dos tecidos fasciais. O sedentarismo e as posições que geram dor podem gradativamente gerar restrições e encurtamentos fasciais e musculares. Sendo assim, a fisioterapia, por meio do uso da técnica tem por objetivo eliminar a restrição existente no tecido fascial, diminuindo assim a dor e permitindo uma amplitude de movimento funcional.


Criação: Gregório W.
Revisão: Leonardo Leal e Manoela Heinrichs

Nenhum comentário:

Postar um comentário