16 de ago. de 2011

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC


A doença obstrutiva tem por característica o aumento completo ou parcial da resistência ao fluxo de ar, não reversível, de qualquer ponto das vias aéreas (meios de condução do ar até os pulmões). Os principais distúrbios obstrutivos são o enfisema, a bronquite crônica e a bronquiolite obstrutiva.
O termo “doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC” diz respeito a uma condição de obstrução crônica ou recorrente do fluxo aéreo, acompanhado de dispnéia (sensação de falta de ar) importante. Fatores de risco para o desenvolvimento destas enfermidades estão cada vez mais presentes na sociedade atual, tais como o tabagismo, poluição ambiental e riscos laborais, tornando-as um crescente problema de saúde pública mundial.


A utilização da nomenclatura DPOC tornou-se corriqueira devido ao fato de serem muitas as situações em que um determinado indivíduo apresenta mais de uma das doenças obstrutivas, graças a mecanismos patogênicos (causadores da doença) comuns a elas. Nestas situações, o diagnóstico é de DPOC, com uma ou outra doença predominante.


É uma condição prevenível e tratável. No entanto, no ano de 2003 a DPOC foi a quinta maior causa de internamento no Sistema Único de Saúde do Brasil e está entre as maiores causas de morte no país. Apesar de ser uma enfermidade pulmonar, seu agravamento pode provocar repercussões sistêmicas importantes, incluindo doenças cardiovasculares, desnutrição e quadros depressivos.


Apesar de a dispnéia, ou sensação de falta de ar, ser o sintoma mais importante, e geralmente aquele que leva o paciente a procurar ajuda médica, a tosse pode ser a primeira manifestação da doença. Esse sintoma pode ser subestimado pelo fato da tosse ser relacionada pelo indivíduo ao hábito de fumar.
Se você apresenta falta de ar aos pequenos ou médios esforços, se é fumante, ou se apresenta tosse por períodos de 3 meses no ano, procure um pneumologista para fazer uma avaliação médica mais detalhada da sua condição pulmonar.
A fisioterapia em pacientes com DPOC deve ser realizada de acordo com avaliação da condição pulmonar de cada um. Hoje, sabe-se que o reabilitação físico para doenças pulmonares é altamente recomendado e tem um grau de evidência científica irrefutável.
Texto: Daniel Wentz Agostini
Revisão e edição: Leonardo da Rosa Leal e Leonardo Fratti Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário