24 de ago. de 2011

Síndrome do Túnel do Carpo

A síndrome do túnel do carpo consiste na compressão do nervo mediano na região do carpo (punho). O túnel do carpo é um espaço restrito por onde passam os tendões dos músculos flexores do punho.
A incidência deste acometimento na população geral é menor do que 1%. Em situações de sobrecarga das estruturas que compõe o punho, estes valores podem chegar a 15% desta população. A tendinite de punho é um exemplo de lesão que pode estar relacionado com a síndrome do túnel do carpo.
A compressão do nervo mediano é ocasionada basicamente pela inflamação dos tendões flexores que aumentam de volume, diminuindo o espaço existente no canal, ou por lesões agudas decorrentes de traumas ou fraturas que ocasionam edema (inchaço), gerando pressão nesta região e comprimindo-o. Devido a este processo, os sintomas são: formigamento na região correspondente ao nervo e falta de força (principalmente o polegar, indicador e dedo médio da mão). A prevenção consiste na diminuição do excesso de movimentos manuais repetitivos, como por exemplo, o crochê, lavar a louça, digitação e outros manuseios complexos e finos que exijam maior esforço da musculatura flexora e da articulação do punho.
O tratamento fisioterapêutico conservador é o mais recomendado e consiste na estabilização da articulação, principalmente à noitee abandono temporário das atividades estressantes da região. Um medico traumatologista deverá ser consultado para um diagnóstico clínico da lesão e terapia medicamentosa adequada.
Texto: Gregório N. Weinmann
Revisão e edição: Leonardo Fratti Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário