10 de ago. de 2011

Hérnia de Disco

A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras articuladas separadas por discos intervertebrais. Estes discos são compostos basicamente por anéis fibrosos periféricos e um núcleo gelatinoso, responsável pela nutrição discal e absorção de impacto. A hérnia de disco corresponde a lesão e degeneração discal decorrente de trauma ou fadiga (má postura, carga excessiva ou sobrepeso) comprometendo as estruturas anatômicas que os compõe e as adjacentes.
Ao realizarmos movimentos em flexão com a coluna, como por exemplo, pegar objetos no chão ou levantar algo pesado que encontra-se em um nível mais baixo, estamos nos expondo a este tipo de lesão. Com o passar do tempo, se estes movimentos tornarem-se rotineiros, estes anéis vão se rompendo e o núcleo perfunde-se em direção a medula espinhal, em situações extremas da lesão.
Os principais sintomas são: dores fortes na região da lesão em determinados movimentos, principalmente para flexão e tensões musculares dos músculos envolvidos. Em estágios mais avançados ocorre fraqueza muscular da musculatura e formigamento na região inervada pela raiz acometida. O exemplo clássico é a dor e inflamação do nervo isquiático, que se origina nos forames intervertebrais das vértebras L4, L5, S1, S2 e S3.
A fisioterapia atua tanto para fins preventivos como curativos. Preventivos desenvolvendo exercícios e atividades com o objetivo de orientar o individuo em relação as atividades de vida diária (AVDs) corrigindo a postura, e utilizando técnicas e exercícios de fortalecimento abdominal, proporcionando resistência e maior suporte estrutural para a coluna. Curativos tendo como foco proporcionar analgesia no local da lesão com a utilização da eletroterapia, relaxamento da musculatura envolvida na lesão e aumento do espaço articular.
O método Pilates é uma excelente alternativa para prevenir possíveis lesões, pois trabalha com o controle e ativação do nosso centro de força, musculatura abdominal e postural, amplitude de movimento e flexibilidade.
Texto: Gregório N. Weinmann
Revisão e edição: Leonardo Fratti Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário