14 de set. de 2012

Higiene das vias aéreas

A respiração é o processo de trocas gasosas no corpo humano, incluindo a captação de oxigênio e sua distribuição. Durante a respiração ocorrem cinco processos básicos, são eles: ventilação, distribuição, difusão, perfusão e circulação. Ventilação é a simples passagem do ar para dentro e para fora dos pulmões; Distribuição é o deslocamento do ar pelos pulmões até os alvéolos; difusão é a passagem dos gases dos alvéolos para a corrente sanguínea; perfusão é o volume de sangue bombeado que atinge os pulmões com um determinado índice pressórico, a posição corporal está diretamente relacionada com o grau de perfusão, pois quando estamos em pé, aumentamos o fluxo sanguíneo na base pulmonar, região caracterizada por manter uma grande atividade de trocas gasosas; o ultimo processo é a circulação, responsável pelo transporte do sangue oxigenado para os tecidos. Secreções retidas podem provocar desequilíbrio entre ventilação e perfusão, alterando a biomecânica pulmonar.
Deficiências em relação à ventilação são classificadas em primárias e secundárias. As causas primárias são: fibrose cística e doenças pulmonares obstrutivas crônicas, onde o comprometimento básico é causado pela ineficiente limpeza das vias aéreas. As causas secundárias não estão relacionadas a higienização. No processo primário o acumulo excessivo de muco nas vias respiratórias é a causa da obstrução destas estruturas, comprometendo a ventilação pulmonar. O cigarro pode acarretar piora dos sintomas, visto que diminui o movimento ciliar das vias aéreas, que são responsáveis pela sua limpeza. Fibrose cística: caracterizada como uma doença hereditária, que envolve as células epiteliais das glândulas exócrinas (glândulas que produzem secreções). Os órgãos afetados incluem seios, face, pulmões, pâncreas, intestino, trato biliar, colo uterino e glândulas sudoríparas. A fisiopatologia diz respeito ao acumulo de sódio e cloreto nas células, fazendo com que a água seja atraída para este meio. Basicamente a doença manifesta-se através de secreções mais secas e espessas, prejudicando o sistema muco ciliar nos pulmões, responsável pelo mecanismo de limpeza do mesmo, proporcionando o acúmulo e proliferação de bactérias, obstruindo a passagem do ar tanto na inspiração quanto na expiração.
Doença pulmonar obstrutiva crônica: As DPOCs são em geral classificadas como obstrutivas e restritivas. Em relação à higienização pulmonar, levamos em consideração os aspectos obstrutivos, pois se referem a doenças como, por exemplo: bronquites crônicas e enfisemas pulmonares. Estas doenças caracterizam-se por obstruir a passagem do ar para os pulmões ou até mesmo seu esvaziamento, por acúmulo de secreção nos brônquios por inflamação. A falta de ar presente nesses pacientes limita a tolerância ao exercício O tratamento consiste na higienização pulmonar, através de técnicas específicas para desobstruir estas vias aéreas inferiores (bronquíolos e alvéolos). Técnicas combinadas como percussão e vibração associadas à drenagem postural, além de técnicas de expiração lenta e a tosse são utilizadas pelo fisioterapeuta. Se necessário, o fisioterapeuta pode utilizar o estímulo de tosse, que induz o paciente a tossir e eliminar a secreção no momento adequado ou a aspiração da secreção através de sonda. Essas medidas servem para que o paciente tenha uma troca gasosa mais eficiente nos pulmões, o que permite mais conforto respiratório e melhor qualidade de vida. Texto: Gregório Nunes Weinmann Edição e correção: Leonardo Fratti Neves

Um comentário:

  1. Obrigado por tão importante texto para a manutenção de uma boa saúde. Não tinha noção das consequências da falta de higiene nas vias aéreas.

    ResponderExcluir