18 de set. de 2012

PILATES PARA CRIANCAS E ADOLESCENTES

Assim como para os adultos, o pilates também é altamente recomendado para crianças e adolescentes. O que para os adultos é uma atividade física para os jovens pode acabar como uma diversão também. O pilates ajuda muito no desenvolvimento do adolescente e da criança e ao invés de uma reeducação postural como proposta aos adultos, traz para eles uma educação postural, pois é neste período de idade que eles têm mais facilidade de aprendizado. Aprender o certo é muito importante para que não se habitue aos vícios de má postura, muitas vezes trazendo problemas mais tarde. Muitas alterações posturais, em especial as relacionadas com a coluna vertebral, têm sua origem no período de crescimento e desenvolvimento corporais, ou seja, na infância e na adolescência. Também há um alto número de adolescentes e crianças com disfunções pelo crescimento acelerado, como encurtamentos, dor do crescimento e escolioses. Assim como é para os adultos, o pilates realizado por eles gera um incremento do alongamento e na mobilidade corporal, melhora da postura corporal, diminuição e prevenção de dores, e principalmente estimula a consciência corporal. Os exercícios enfocam mobilidade, alongamento, propriocepção e exercícios para manutenção da postura.
A concentração e o equilíbrio são trabalhados em todos os exercícios, onde o jovem pode desenvolver uma postura melhor, e aprende como realizar atividades do dia-a-dia de uma maneira correta. Como benefício adicional, o adolescente aperfeiçoa sua coordenação motora, e consegue melhorar sua concentração e a consciência corporal, que são afetadas nesta fase de turbilhão de hormônios. Um aspecto também notado é a melhora na auto-estima, pois as práticas possibilitam que o jovem sinta um domínio maior sobre seu corpo, vivencie melhoras físicas e, psicologicamente, permite maior afirmação perante o meio social. As transformações da visão corporal podem revolucionar positivamente a fase que está vivendo, incorporando confiança à sua rotina. A união de perda calórica, melhora do condicionamento físico e melhora da postura sugere o pilates como uma atividade física, só que sem impacto e sem risco de lesão, e muitos benefícios.
Texto: Betânia K Revisão Edição e revisão: Leonardo Leal; Manoela Heinrichs do Reis
Fonte: Associação Brasileira de Pilates
 NETO, L. B. et al. A importância da estabilização central no método Pilates. Fisioterapia e movimento. Vol.25 no.2. Curitiba, Abr./Jun. 2012.
 OLTRAMARI, J. D., et al. Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates® na flexibilidade de atletas juvenis de futsal. Revista brasileira de Medicina no esporte. Vol. 13, Nº 4 – Jul/Ago, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário