6 de set. de 2012

Pilates solo x Pilates com aparelhos

O Método Pilates tem como princípios a respiração, concentração, controle, precisão dos movimentos, fluidez e centralização e independente de qual modalidade você estiver praticando esses princípios devem sempre ser seguidos. Com a popularização do Pilates, existem muitos adeptos desse método e muitas vezes os praticantes não sabem as diferenças e semelhanças entre o Pilates solo e o Pilates com aparelhos. Embora possuam características diferentes, os benefícios alcançados podem ser os mesmos.
No Mat Pilates, ou Pilates no solo, em alguns movimentos, você depende da força de seu próprio corpo para realizar os exercícios, e, por isso, alguns exercícios são considerados mais difíceis do que os que utilizam aparelhos. Em ambas as modalidades, o enfoque da sessão é no alongamento e fortalecimento simultaneamente, trabalhando também equilíbrio, proporcionando uma atividade completa.
É comum que o instrutor faça uso de acessórios como bolas, magic circle e elásticos flexíveis para adicionar novidades à sessão ou promover mais desafios aos praticantes e até mesmo ajudá-los em alguns exercícios. O Pilates solo também é indicado para adquirir e manter a boa postura e o alinhamento articular, levando o praticante a uma maior consciência corporal e cuidado com o próprio corpo, sendo assim, utilizado também para o tratamento de lesões na coluna, joelhos, ombros, artroses e dores em geral. No Pilates solo as sessões podem ser feitas em grupo, o que também promove mais sociabilização entre as pessoas.
Os aparelhos do Pilates foram criados especialmente para os exercícios da técnica, que é a mesma do solo, porém com a utilização dos aparelhos é permitido uma grande variação de exercícios. Assim como a introdução de acessórios na sessão de Pilates solo promove uma variedade nos exercícios, no Pilates com aparelhos temos o mesmo beneficio, pois o aparelho também permite variações dos movimentos. Nos aparelhos, as molas existentes, geram um aumento na carga durante a execução dos movimentos e ainda podem auxiliar os movimentos. No solo para promover aumento da carga podemos fazer uso de halteres, caneleiras, bolas e bosu e para auxilio podemos utilizar faixas elásticas, rolos e magic circle.
O Pilates com aparelhos, também auxilia no tratamento de dores, na postura e alinhamento corporal. As duas modalidades não tem contra indicações, pois as sessões são especificas e individualizas e as variações de exercícios são imensas. Cabe salientar aqui a importância de seu instrutor de Pilates ser um fisioterapeuta, pois esse é o profissional mais capacitado em relação à reabilitação em geral. As duas técnicas trazem benefícios imensos, mas o objetivo principal é promover força e flexibilidade muscular. Porém, estudos apontam que os exercícios também ajudam a perder peso e ainda podem auxiliar no sistema cardiorrespiratório. Já existem estudos que mostram o efeito do Mat Pilates na redução do percentual de gordura, da diminuição da obesidade e da melhora na capacidade funcional. De fato, o melhor é experimentar a técnica que mais combina com você, e desfrutar dos benefícios! A Vie Clínica de Fisioterapia oferece essas duas modalidades de sessão, tanto o Pilates solo como o Pilates com aparelhos. Criação: Betânia K Revisão e Edição: Manoela Heinrichs e Leonardo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário