8 de out. de 2012

Artrogripose Múltipla Congênita



            Trata-se de uma doença musculoesquelética que acomete membros superiores e inferiores e tem por natureza gerar deformidades articulares, principalmente nos pés e tornozelos. A artrogripose é uma doença rara que ocorre em 1 a cada 3000 nascidos. Porém, estes sintomas podem confundir-se com outras anomalias musculo esqueléticas como, por exemplo: pé torto congênito e luxação do quadril. Não se sabe exatamente a etiologia da doença, mas a ocorrência está relacionada à limitação dos movimentos do feto. Qualquer fator que restrinja os movimentos do feto levam a contraturas osteomusculares importantes. Com isso, pode-se dizer que as deformidades ósseas não estão relacionadas a malformações próprias do período embrionário. 




            Fatores relacionados à diminuição do movimento fetal:
1-     Falha na formação, maturação ou na função das estruturas periféricas nervosas ou centrais (nervo/córtex).
2-     Anormalidades da estrutura ou da função muscular.
3-     Anormalidade de tecidos conjuntivos, devido a um desenvolvimento anormal de tendões, ligamentos, ossos e articulações.
4-     Comprometimento vascular intrauterino. Esta dificuldade de irrigação pode levar a contraturas importantes no espaço uterino.

Na artrogripose clássica, não há comprometimento da capacidade cognitiva. O que normalmente se observa é a redução da massa muscular e contraturas articulares múltiplas. As crianças acometidas, embora apresentem um grave comprometimento musculoesquelético, manifestam um desempenho funcional satisfatório. A fisioterapia, o uso de órteses e intervenções cirúrgicas favorecem e permitem um melhor desempenho nas fases de crescimento e vida adulta.

 
Tratamento:
O tratamento baseia-se no ganho de mobilidade articular, visando à correção das deformidades. A fisioterapia deve ser realizada precocemente. Quando há indicação cirúrgica para uma deformidade, a precocidade do processo interfere nas fases de reabilitação. Após a correção de uma deformidade (método cirúrgico ou gesso) deve-se iniciar uma breve mobilização, tendo em vista o ganho de mobilidade articular. Indicação do uso de órteses corretivas para estes pacientes são bem vindas. Uma característica da artrogripose é a sua grande capacidade recidiva, mesmo após processo cirúrgico, muitas das vezes tornando as deformidades piores do que as manifestações iniciais. Por isso o enfoque na precocidade e orientações durante a fase de tratamento.


Texto: Gregório Nunes Weinmann
Revisão e Edição: Leonardo Fratti Neves

Um comentário:

  1. Olá poderiam me informar a fonte dessas imagens do post. Estou a procura de informações sobre a órtese.
    grata!

    ResponderExcluir