19 de out. de 2012


Celulite, o que é?    

      A celulite é causada principalmente pela gordura armazenada abaixo da superfície da pele que, pressiona contra cordas fibrosas que ligam os músculos à pele, o que faz com que a pele pareça irregular ou desigual. Ela surge devido a um mau funcionamento das células de gordura (adipócitos) que retêm um maior teor de lipídios, e que estimulam a retenção de líquidos, levando assim ao aumento de volume da célula de gordura, gerando compressão dos vasos e comprometendo a circulação sanguínea.

     Áreas da pele com covinhas ou uma aparência de casca de laranja pode atormentar os braços, coxas, quadris, nádegas e abdómen de homens e mulheres. 
      A celulite está dividida em três graus, dependendo da profundidade e até da consistência da pele (mais firme ou mais flácida). No nível 1, a celulite aparece quando a pele é pressionada, enquanto no 2 nenhum estímulo é necessário para notar o problema. Já o grau 3, além de apresentar furinhos profundos, largos e em grande quantidade, pode provocar sensação de dor.
     Atualmente grande parte do público feminino tem recorrido a métodos e técnicas da área da Fisioterapia Dermato-Funcional. Isto motivou uma grande revolução na indústria de cosméticos e aparelhos desta área da fisioterapia, assim como na pesquisa e introdução de novos conceitos que, quando eleitos e aplicados corretamente, proporcionam resultados que atendem aos anseios dos pacientes e profissionais. É o caso do Heccus, um aparelho que tem chamado muita atenção, pois é uma técnica não-invasiva, sem efeitos colaterais indesejáveis, e que já provou seus ótimos resultados. Dentre os resultados pode-se ressaltar a ativação do sistema linfático (melhor drenagem linfática), a melhora da flacidez e da textura da pele, a melhora da definição da musculatura, a melhora da celulite e a redução gordura localizada, consequentemente, a redução de medidas. Ao ser deslizado pela pele, o aparelho envia estímulos elétricos tripolares, ação responsável por ativar o sistema linfático, aumentar o metabolismo local, promovendo a quebra das células de gordura o que, junto com a drenagem linfática, facilita sua eliminação.

         Só é possível reduzir por completo a celulite, diminuindo a percentagem de gordura total do seu corpo. Fazer ajustes saudáveis aos seus hábitos alimentares pode ajudar a perder gordura e banir a celulite do seu corpo. Inclua exercícios no seu programa de perda de gordura para complementar seu tratamento. A prática de uma atividade aeróbica, como a corrida, a caminhada contribui para a eliminação das celulites aliada a outros tratamentos e a hábitos saudáveis, ajuda na circulação sanguínea e na oxigenação, o que contribui para a prevenção e na diminuição deste mal.


        Outras atividades de fortalecimento muscular como musculação, Pilates e treinamentos funcionais podem ajudar a fortalecer e aumentar a massa muscular e queimar gordura para dar ao corpo uma aparência mais tonificada, e sem o aspecto de pele irregular.  A combinação de drenagem linfática e Pilates podem trazer ótimos benefícios contra a celulite. Ambas as práticas colaboram contra aquela aparência desigual nas regiões de gordura, porém o resultado é mais intenso quando se trabalha primeiro com a circulação. Após a drenagem, a contração muscular proporcionada pelo Pilates ativa a circulação sanguínea e potencializa a eliminação dos líquidos pela urina.

       Procurando adotar algumas atitudes mais saudáveis, tanto na alimentação como no estilo de vida, conseguimos melhorar a aparência da celulite e até mesmo evitar que ela apareça.

Procure um fisioterapeuta e informe-se!
A Vie Clínica de Fisioterapia está com ótimas condições para a realização do Heccus.

Criação: Betânia B.
Revisão: Manoela Heinrichs


Nenhum comentário:

Postar um comentário