2 de out. de 2012

Reabilitação Funcional


          Atualmente, a reabilitação por meio dos exercícios funcionais é o que há de mais preciso no processo de melhora e evolução de um paciente. Tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente por intermédio do treinamento com exercícios específicos que permitem que o corpo humano seja estimulado de um modo que melhore todas as qualidades do sistema musculoesquelético. As melhoras são vistas na força, velocidade, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, agilidade, resistência cardiorrespiratória e neuromuscular e também motivação.

          Vários dos objetivos desse método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, pular, dentre outros) envolvendo a integração do corpo todo para gerar um movimento específico em diferentes planos de movimento. Os exercícios praticados com o objetivo de prevenção de lesões, ou reabilitação levam a melhora de habilidades cuja execução procura atender à função e ao fim prático, ou seja, tenham propósitos específicos, simulando movimentos que são utilizados no dia a dia do praticante.



          Na reabilitação, os exercícios funcionais são muito utilizados principalmente em lesões de joelho, ombro, e quadril, onde o grau de movimento é amplo, e a funcionalidade é precisa. Chutar uma bola, sentar e levantar da cadeira, equilibrar-se em uma base instável, pegar algo no alto e levar á outro, são exemplos de exercícios do dia a dia que buscarão desenvolver o equilíbrio, propriocepção, resistência muscular e força, para que o tempo de reabilitação seja menor e mais eficiente, preparando o indivíduo para enfrentar os desafios pós lesão.



           Os exercícios podem ser realizados com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos, bases instáveis, over balls, bolas suíças, entre outros, para trazer benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo. São exercícios bastante motivacionais e desafiadores, onde o indivíduo acompanhado de um fisioterapeuta tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo. Um bom treinamento funcional é indispensável para uma completa reabilitação do paciente.

Texto: Betânia Koslowski
Edição e revisão: Leonardo Leal; Manoela Heinrichs 

FONTE:
- TREINAMENTO FUNCIONAL E CORE TRAINING: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Fernanda Rafaela Prandi. UFSC, Julho, 2011.
- TREINAMENTO FUNCIONAL - Uma abordagem prática. Artur Monteiro e Alexandre Evangelista. Phorte Editora. Fevereiro, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário