16 de mai. de 2013


Fibromialgia

A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa caracterizada por dor difusa em todo o corpo, sendo que sua causa é desconhecida. Atinge principalmente as mulheres, e seu diagnóstico se baseia na localização de 11 dos 18 pontos de dor, chamados de tender points, conforme o mapa de dor abaixo:
Dentre as principais queixas destes pacientes, está à fadiga, o cansaço físico, parestesias (formigamentos e dormência) de extremidade, com sensações de dor discriminativas e sensação de edema (inchaço).  É frequente a associação de outras comordidades, como a depressão, a ansiedade que contribuem para o aumento do quadro doloroso e interferem na qualidade do sono e na qualidade de vida destes pacientes.
A limitação funcional ocasionada pela Fibromialgia acaba limitando o desempenho do paciente ao realizar tarefas do dia-a-dia. A fibromialgia também afeta a rotina do paciente (encurtando o convívio com os familiares e com a sociedade), interferindo no trabalho, fazendo-o ajustar-se a nova realidade.

Tratamento
Segundo o Consenso Brasileiro do tratamento da Fibromialgia, o objetivo do tratamento é o seu controle e não a sua eliminação. Além do tratamento medicamentoso existe a necessidade do tratamento não medicamentoso, no qual inclui fisioterapia, exercícios físicos aeróbicos de baixa intensidade como hidroginástica, caminhadas, o Método Pilates adaptado às necessidades do paciente também são benéficos.

Fisioterapia no tratamento da Fibromialgia
A fisioterapia busca orientar o paciente para realizar alongamentos globais diários e a utilização de agentes térmicos como gelo ou calor para analgesia, considerando que só a fisioterapia não garante a melhora destes pacientes, e que a educação e o conhecimento sobre a fibromialgia é fator de extrema importância.  
A fisioterapia utiliza de terapias manuais como pompage, descolamento miofacial que visam diminuir as contraturas musculares para a consequente diminuição da dor, assim como utiliza de agentes térmicos como Ultra Som e crioterapia, o TENS, com ação analgésica que ocorre por meio de corrente elétrica de baixo limiar que inibe a transmissão dos estímulos dolorosos na medula espinhal.
Objetiva um tratamento individualizado e adequado a cada paciente conforme suas necessidades e grau de comprometimento da Fibromialgia, o que pode ser adaptado à modalidade do Método Pilates.

Criação: Tainara Steffens
Edição e revisão: Manoela Heinrichs
Referencias:
HEYMANN, Roberto Ezequiel ; et al. Consenso brasileiro do tratamento da fibromialgia. Revista Brasileira de Reumatologia. 2010; 50(1):56-66. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbr/v50n1/v50n1a06.pdf>.

RICCI , Natalia A.; DIAS,  Carolina N. K. ; DRIUSSO, Patrícia. A utilização dos recursos eletrotermofototerapêuticos no tratamento da síndrome da Fibromialgia: uma revisão sistemática. Revista Brasileira Fisioterapia, São Carlos, v. 14, n. 1, p. 1-9, jan./fev. 2010. Disponível em:

CHIARELLO, Berenice; DRIUSSO, Patrícia; RARDL, André Luis Maierá. Fisioterapia Reumatológica. Barueri: SP, Manole, 2005.





Nenhum comentário:

Postar um comentário