6 de mai. de 2013

Transplante de Pulmão

O transplante pulmonar pode ser considerado uma proposta de tratamento para algumas doenças pulmonares em estágio avançado, irreversível onde outras formas de tratamento convencionais não tiveram sucesso.
Os transplantes pulmonares podem ser: unilaterais (um dos lados), bilaterais (dois lados) ou lobares (uma parte especifica do pulmão), com doador cadáver ou intervivos. O transplante unilateral pode ser indicado para doenças como a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), incluindo a deficiência de alfa-1
antitripsina, fibrose pulmonar (FP) e hipertensão pulmonar primária (HPP). O transplante bilateral é mais frequentemente indicado para pacientes com, fibrose cística e bronquiectasias.
O pulmão, comparado com outros órgãos transplantados, torna-se especialmente vulnerável a infecções pela exposição continua ao meio ambiente.
Apesar da otimização dos cuidados pós-operatórios e de busca continua por um melhor controle dos episódios de infecção e rejeição, nas ultimas décadas, a mortalidade, seguida do transplante, ainda é notável.
O Fisioterapeuta deve ter participação efetiva no tratamento do paciente transplantado, seja no período pré-operatório, com o intuito de prepara-lo para a cirurgia, seja no período pós-operatório, permitindo o acompanhamento e o reconhecimento de sinais precoces, como queda de oxigênio durante os esforços, queixa de cansaço, expectoração com piora do aspecto da coloração, o que pode alertar a equipe para a possibilidade de complicações.



Avaliação e intervenção pré-operatória:
- avaliação: avaliação dos músculos respiratórios, exames de imagem e avaliação da capacidade funcional que é feita através do teste de caminhada de 6 minutos.
- teste de caminhada de 6 minutos: consiste em um teste de esforço submáximo, em que o paciente caminha a maior distancia possível no intervalo de 6 minutos.
- se o paciente estiver em condições de saúde pode iniciar a fisioterapia que consiste na reabilitação pulmonar.
Fisioterapia no pós-operatório: a fisioterapia é iniciada dentro do hospital sendo as condutas direcionadas para o caso especifico do paciente e após a alta hospitalar o paciente deve seguir a reabilitação pulmonar com supervisão de um fisioterapeuta.
- como por exemplo as manobras de higiene brônquica (drenagem postural, vibrocompressão) e manobras de reexpansão pulmonar como cinesioterapia respiratória e técnicas de expansão pulmonar. Essas técnicas visão melhorar a função do pulmão e permitir ao paciente retornar mais breve possível as suas atividades cotidianas. Além disso, são realizados exercícios de fortalecimento da musculatura periférica.





Criação: Bibiana Koboldt Botelho
Edição: Manoela Heinrichs

Referência
SARMENTO, George Jerre. Fisioterapia Hospitalar: pré e pós operatórios

Nenhum comentário:

Postar um comentário