15 de mai. de 2013

Fisioterapia Aquática para Gestantes

O termo mais utilizado é reabilitação aquática ou hidroterapia (do grego: "hydor", "hydatos" = água / "therapeia" = tratamento).

A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que vem demonstrando resultados positivos no tratamento e na prevenção de várias doenças. O exercício aquático é tido como a atividade ideal para a gestante, pois os benefícios da atividade física dentro da água possibilitam a prevenção e melhora dos desconfortos músculo-esqueléticos causados pela gravidez.


A dor lombar na gestação vem sendo considerada como uma ocorrência normal e até mesmo esperada neste período devido à sobrecarga de peso.

Exercícios realizados sob supervisão de um profissional, adequados para cada época e circunstância gestacional, em ambientes apropriados e para gestantes motivadas, significam, sem dúvida, um grande benefício, tanto para mãe quanto para o bebê.
As propriedades físicas da água oferecem muitas vantagens; dentre elas vale ressaltar: promover o relaxamento muscular geral, reduzir a sensibilidade à dor, melhorar a eficiência cardíaca e pulmonar, melhorar a força e a flexibilidade muscular e manter o peso e a composição corpórea em níveis adequados, manutenção e melhora do equilíbrio, coordenação e postura.


Os benefícios dos exercícios aquáticos percebidos pelas gestantes incluem a diminuição de peso nos movimentos e o alívio das dores nas costas, durante horas ou dias, e, em alguns casos, o alívio completo.

Texto: Bibiana Koboldt
Revisão: Leonardo Fratti Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário