27 de mai. de 2014

BANDAGENS TERAPÊUTICAS

Atualmente o mercado disponibiliza diversos tipos de bandagens terapêuticas, mas a efetividade das mesmas dependem de fatores como a aplicação com base nos seus princípios básicos, no material a ser utilizado, na técnica de aplicação e nos objetivos específicos.

Dentre as bandagens terapêuticas existentes no Brasil temos a McConnell que é uma bandagem rígida, criada pelo Fisioterapeuta Jenny McConell em 1986 e a Kinesio Taping que é a bandagem elástica criada pelo Fisioterapeuta e quiroprata Kenzo Kase em 1973.
A bandagem rígida de McConell atua na recuperação biomecânica e proprioceptiva das articulações, é muito rígida e pode permanecer nos pacientes por até 36 horas. A bandagem elástica de Kenzo Kase a Kinesio Taping é diferenciada no mercado porque possui características como adesivo hipôalergico, é a prova d’água, sensível ao calor e não contém nenhuma substância medicamentosa.
A aplicação é realizada de forma a favorecer a tensão ou alongamento dos tecidos, podendo ser aplicada com diversos cortes como em Y,I X, e garfo, podendo ser utilizada pelo fisioterapeuta como um recurso analgésico atuando na teoria da comporta da dor, na musculatura enfraquecida e hipotônica melhorando a contração, os espasmos e as contraturas musculares, também pode ser utilizada em músculos hipertônicos relaxando e diminuindo a excitabilidade desses músculos.
Na aplicação para a drenagem linfática à tensão é aplicada na direção dos linfonodos proximais com uma tensão de 10 a 15%, o efeito ocorre pelas trocas de tensão geradas pelo movimento fazendo a abertura e fechamento dos vasos linfáticos e sanguíneos.

Na função articular a bandagem busca o alinhamento articular. Com a normalização da biomecânica ocorre o aumento da amplitude de movimento, diminuição de dor articular e melhora da propriocepção local.              
 E contra indicado a aplicação em regiões malignas ativas, sobre celulites, infecções ativas de pele, feridas abertas, trombose venosa profunda, alta sensibilidade a óxido de zinco e látex.

Criação: Gueila C
Edição: Manoela Heinrichs

REFERENCIAS


KASE, Kenzo; LEMOS, Thiago Vilela e DIAS, Elton Matias. Kinesio Taping: introdução ao método e aplicações musculares. Editora Andreoli, 2º ed, São Paulo, 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário