26 de mai. de 2014

Lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho
As alterações osteomusculares relacionados ao trabalho e aos movimentos repetitivos estão cada vez mais comuns entre os indivíduos. Entre os problemas causados, destacam-se as lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). As LER/DORT são caracterizadas pela incapacidade temporária ou permanente da realização de alguns movimentos, resultante da combinação de sobrecarga do sistema osteomuscular. A presença de dores e limitações dificulta a prática exigida no trabalho e a incapacidade funcional é correspondente à dificuldade de manter as habilidades físicas.

Esses distúrbios podem comprometer os trabalhadores em suas atividades, interferindo na sua produtividade e experiência profissional. A maior incidência ocorre na faixa etária de trinta a quarenta anos, sendo as mulheres as mais atingidas. Essas doenças tornaram-se mais comuns nos últimos anos, sendo que, desde a década de 80, passaram a ser a causa mais frequente de afastamento do trabalho no mundo. Consequência de uma origem ocupacional, elas podem ser causadas, pelo uso repetitivo e forçado de grupos musculares e por posturas inadequadas.
A LER ou DORT afetam músculos, tendões, nervos e articulações de membros superiores e inferiores, podendo envolver dor, formigamento, sensação de peso e fadiga. Em relação às entidades neuro-ortopédicas mais frequentes, as lesões por esforços repetitivos podem ser classificadas em: tendinites, tenossinovites, epicondilites, bursites, cervicobraquialgia, lombalgias, doença de Quervain e diversas outras síndromes.
Apesar dos programas de tratamentos e reabilitação de pacientes com LER/DORT indicarem uma abordagem multidisciplinar, a fisioterapia é muitas vezes o primeiro e único procedimento terapêutico acessível e pode ser uma etapa de longa duração no tratamento desses trabalhadores. A utilização de recursos físicos é importante para o controle da dor dos pacientes com LER/DORT. Os recursos analgésicos como a eletroterapia e a terapia manual devem ser associados à cinesioterapia para proporcionar a redução do edema e da inflamação, a melhora das condições circulatórias, o relaxamento da musculatura, a amenização da dor e uma potencialização da capacidade funcional destes pacientes.

O ponto fundamental seria a prevenção e para isso se faz necessário que o individuo realize uma atividade física regular para que possa fortalecer e alongar a musculatura em geral. O Método Pilates com o acompanhamento de um fisioterapeuta seria uma ótima indicação para a prevenção dessas alterações. 

Criação: Gabriel Almada.
Edição: Manoela Heinrichs

Referências:

CHIAVEGATO, Luiz Gonzaga; PEREIRA, Alfredo. LER/DORT: multifatorialidade etiológica e modelos explicativos. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.8, n.14, p.149-62, set.2003-fev.2004.

CIARLINI, Isabel de Alencar; MONTEIRO, Paula Pessoa; BRAGA, Raysa Oliveira Mitre; MOURA, Denise Silva. Lesões por esforços repetitivos em fisioterapeutas. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, vol. 18, núm. 1, 2005, pp. 11-16, Universidade de Fortaleza-Brasil.

PESSOA, Juliana da Costa Santos; CARDIA, Maria Claudia Gatto; SANTOS, Maria Luiza da Costa. Análise das limitações, estratégias e perspectivas dos trabalhadores com LER/DORT, participantes do grupo PROFIT–LER: um estudo de caso. Ciência & Saúde Coletiva, 15(3):821-830, 2010.

PICOLOTO, Daiana; SILVEIRA, Elaine. Prevalência de sintomas osteomusculares e fatores associados em trabalhadores de uma indústria metalúrgica de Canoas – RS. Ciência & Saúde Coletiva, 13(2):507-516, 2008.



ROSA, Aparecida de Faria Gil; GARCIA, Priscila Almeida; VEDOATO, Taisa; CAMPOS, Rosângela Galindo; LOPES, Maria Lucia da Silva. Incidência de LER/DORT em trabalhadores de enfermagem. Maringá, v. 30, n. 1, p. 19-25, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário