11 de jul. de 2014

Fascite Plantar

A fáscia plantar é uma faixa de tecido denso na sola do pé e é responsável por formar o arco plantar, assim como absorver o impacto do pé com o solo. Esforços repetitivos com impacto, encurtamento de musculatura posterior da perna e pisada inadequada são algumas das causas para inflamação. Por meio de microtraumatismos de repetição com origem no calcâneo, ocorre inflamação, resultando em fibrose e degeneração da fáscia. Normalmente atinge mulheres, com sobrepeso e na fase de climatério. Já em homens, acomete esportistas, principalmente os que praticam corrida. Indivíduos que tem pé plano ou cavo são mais suscetíveis à fascite plantar.



 Os principais sintomas são: dor, principalmente nas primeiras pisadas; pé equino no repouso, causando encurtamento da fáscia; marcha antálgica (caminhada evitando pisada dolorosa) sobre lateral do pé ou na ponta do pé. Na avaliação (por profissional qualificado) observa-se dor na palpação da face plantar do pé, e reprodução dos sintomas na dorsiflexão dos dedos (puxar os dedos para cima). Exames que podem comprovar o diagnóstico são a ultra-sonografica e a ressonância magnética. A baropodometria pode auxiliar na correção postura, da pisada e na prescrição de palmilhas. O diagnóstico diferencial conta com síndrome do túnel do tarso, fraturas por estresse do calcâneo, neurites compressivas e patologia do coxim adiposo.




Para evitar problemas de fascite, deve-se utilizar calçados adequados, fortalecer e alongar musculatura da região, além de manter o peso adequado.
O tratamento para fascite consta de fisioterapia, utilização de palmilhas ortopédicas, utilização de sapatos com salto entre 2 à 5cm de altura e uso de medicamentos, visando diminuir a tensão sobre a fáscia plantar. Na fisioterapia se trabalha mobilizações articulares, manobras miofasciais, treinamento proprioceptivo e medidas analgésicas. Podem ser utilizadas bandagens funcionais e gelo.

Texto: Bruna Rossi
Edição: Leonardo Fratti Neves

HEBERT, Sizínio K. Ortopedia exames e diagnóstico: consulta rápida. Porto Alegre ArtMed 2011
HEBERT, Sizínio K. ORTOPEDIA e traumatologia principios e prática. 4. Porto Alegre ArtMed 2011
MCRAE, Ronald. Exame Clínico Ortopédico. Elsevier Brasil, 2011.

IMAGENS: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/o-que-e-fasceite-plantar-e-uma-lesao-que-causa-dor-e-rigidez-na-sola-do-pe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário